domingo, 10 de maio de 2009

WAKING LIFE?

O SENTIDO DA VIDA
Por Edvaldo R. Leite

Conhecer tudo sobre tudo é impossível, mas tentar tornou-se para mim quase que como buscar um tipo de tesouro, de riqueza. Não aquela que se acaba com o tempo, que é passível de ser tomada por ladrões ou que não vale nada se você não pode usá-la. Mas uma riqueza que permanece comigo e permanecerá a vida toda. Podem quebrar minhas pernas, trancar-me numa solitária ou banir-me para um deserto, mas jamais conseguirão apagar o conhecimento que está incrustado na minha alma.
“A ignorância é a vizinha da maldade”, diziam os árabes. Mas só conseguimos ter certeza de que a maldade existe quando ela não é mais um rumor, mas uma realidade. Quando ela bate a nossa porta como na quinta sinfonia de Beethoven. Eu me pergunto se um dia verei esse mundo mudar sem que exista a necessidade da violência. Me pergunto de onde virá a revolução. Com certeza, ela realmente “não será televisionada”.
Estar aqui e tentar fazer o que eu faço é um enorme e desigual luta. O que eu tento fazer é colocá-los o mais próximo possível da verdade, seja ela qual for. O que estou tentando fazer é formar transformadores, pessoas que se sintam capazes de, a seu próprio modo, tornar esse mundo um lugar um pouco melhor e desse país um país de que se tenha orgulho de se viver. Vocês devem imaginar o quanto isso é difícil, pois existe muita gente interessada em fazer com que vocês tenham preguiça de estudar, de aprender, de tornarem-se pessoas vivas, atuantes, inteligentes e sagazes. É toda uma corja de políticos corruptos, multinacionais sugadoras de almas em busca de mais e mais riquezas materiais e a mídia hipnotizadora que age em harmonia com esses monstros para ajudá-los a alcançarem seus objetivos, manipulando nosso pensamento e suprimindo nossas opiniões com suas novelas, o futebol, o incentivo ao adultério, a banalização do sexo e da violência, a desvalorização do corpo e da inteligência feminina e a dissolução da família. Aos poucos eles nos fazem acreditar erroneamente que a educação tem pouco valor, que não temos nada a ver com a política e que o fato da terra estar sendo destruída não tem nada a ver conosco. Como podem ver, estou nadando contra a maré e isso é muito, muito desolador para mim.
Muitos de vocês foram treinados para pensar que não são capazes de grandes feitos. Muitos de vocês sequer foram treinados para pensar. Isso é realmente muito triste, porque eu também não fui. Mas herdei de meus antecessores uma teimosia que para meus inimigos é assaz inconveniente. Eu quis pensar. Isso se tornou para mim uma arma única e indestrutível contra tudo o que me limita. Neste momento eu posso não ser muita coisa. Mas acredito que o valor de um ser humano está naquilo que ele quer ser, não no que ele é. E muito mais ainda, esse valor é medido pela vontade e pelo esforço que ele faz para se tornar algo melhor. E TODO MUNDO PODE SER MELHOR. Basta ter um objetivo e trabalhar por ele.
Eu sei que tem gente aqui que não pensa muito na própria vida ou tenta não pensar, talvez por medo de ver que essa vida é difícil de mudar, medo de acabar vendo que não é capaz de mudar muita coisa. Mas você jamais esteve tão enganado. Não tenha medo de se conhecer, de ver o quanto precisa ser mudado. VOCÊ É CAPAZ. Não passe por esta vida apenas por passar. Construa algo. Uma grande contribuição nem sempre é uma contribuição grandiosa. Ás vezes coisas muito pequenas como ensinar uma criança a pedir licença têm um valor incomensurável na tentativa de tornar o mundo um lugar melhor pra se viver. Não precisa ganhar um Nobel para saber que você é parte do mundo e contribui para sua transformação.
Sócrates dizia que “uma vida que não é passada em revista não merece ser vivida”. Ele queria dizer que quando você não busca pensar no que acontece com você e com o mundo, sua vida, esse dom incrível de Deus, acaba se esvanecendo e ficando sem propósito, sem luz, não vale muita coisa.Não é a toa que ele foi o homem mais sábio do seu tempo. Ele não dava sentido à vida das pessoas. Ele apenas ajudava cada um a encontrar um sentido para a sua própria vida. E se a pessoa não conseguia encontrar esse sentido, ele dizia: “Conhece-te a ti mesmo”. E a pessoa, ao se conhecer, vendo que sua vida não tinha nenhum sentido, nutria-se de coragem e criava esse sentido. E você? Já criou um sentido para a sua vida?

Nenhum comentário :