segunda-feira, 10 de junho de 2013

O DESAFIO DA AUSÊNCIA

By Audrey Heller

Caminhamos anônimos. Aceitando que tudo é um organismo e fazemos parte dele. E as coisas vão simplesmente funcionando. Até perdermos o sentido do que somos e isso é mais do que natural. É um vício.
E pode ser que chegue o dia de ensaiar o modo como será a vida sem você. É como tirar o uniforme para sair de cena devagarinho, sem ninguém perceber e daí fingir que foi embora. Sem ir. Esconder-se atrás de uma árvore, de um poste e espiar a vida de todo mundo seguindo, a jeito delas tentarem ser felizes, o mesmo jeito que você estava usando antes e não estava funcionando muito bem.
Fiquei muito doente semana passada e tive de me ausentar dos lugares que frequento todos os dias, embora tenha me visto obrigado a trabalhar mesmo debilitado. Creio que a grande maioria das pessoas com quem cruzo sequer notou que eu não estava lá. Mas duas figuras me surpreenderam em meu retorno.
A primeira foi a garçonete do restaurante em que eu como.  Ela nunca sequer olhou pra mim e mal me atendia. Mas quando voltei ela passou parar e comentar sobre os livros que deixo sobre a mesa enquanto almoço.
A outra foi o senhor que sempre fica descansando no banco da praça onde leio no período de almoço. Ele também trabalha ali por perto e era outro que jamais imaginara um dia ter me notado. Nesse mesmo dia do meu retorno, enquanto folheava o livro para achar a o ponto em que havia parado, ouvi-o cochichar com seu colega: “Taí ele, pensei que não vinha mais”. E era sobre mim.
E foi assim que descobri que não sou o único a observar as pessoas. Que de alguma forma a paisagem precisa de você para manter uma certa aura. Uma característica ímpar, um elemento que faz o sentido do momento permanecer. Não se trata de importância, de ser especial. Se você um dia for arrebatado e deixar a existência, a Terra não vai parar de girar e as pessoas não vão se jogar de pontes.

Mas é muito bom pensar que sem você as coisas ficam pelo menos um pouquinho fora do lugar.

Nenhum comentário :