quarta-feira, 8 de junho de 2011

DIÁRIO DE FÉRIAS (PRELÚDIO)- A NOITE DOS MORTOS-VIVOS

Achei que começaria as férias da faculdade logo e sem problemas. Mas recebi algumas notas e vi que é possível que eu fique de final em duas disciplinas. Não consigo imaginar situação mais estressante do que você estar às portas do único período do ano em que se pode realmente descansar um pouco, ler, ver filmes diferentes, fazer música, escrever e mesmo assim saber que quase toda a sua turma vai conseguir fazer isso e você não. Não chega a ser uma tragédia, mas é um pequeno desastre que tira mesmo você da base.

Eu estava planejando um diário de férias da facul (porque do trabalho eu praticamente não tiro férias mesmo), mas com essa meu ânimo e os planos esfriaram mesmo. É a primeira vez que fico de final na faculdade e devo dizer que, pela complexidade da matéria e minha mínima afinidade com o assunto, existem grandes chances de eu não conseguir passar, o que me aterroriza completamente, pois essa disciplina é pré-requisito para meu estágio supervisionado. Fico só pensando em como a coisa foi ficar assim. Muito trabalho, estágios puxados, o tempo precioso que perco parado no trânsito horrível desta merda de cidade. O que me fez ir tão mal logo no único momento em que eu não poderia mesmo falhar? Sei lá. Sempre me ensinaram a não jogar para os outros a culpa por seus erros, então é melhor procurar a falha aqui dentro e consertá-la bem rapidinho. Tenho um problema enorme em administrar o tempo por causa do violento conflito que existe entre as coisas que eu gosto de fazer e as coisas que eu preciso fazer. Não que eu deixe de estudar pra ficar vendo TV ou coisa do tipo. A verdade é que meu dia em período letivo é muito corrido e eu me canso facilmente. Tenho absoluta certeza de que minhas prioridades estão bem definidas, mas algo está muito errado não só comigo, mas como todo mundo tem levados suas vidas. É como se estivéssemos correndo e correndo buscar um conforto do qual não iremos desfrutar. Quer dizer, a gente estuda pra caralho, trabalha pra caralho pra poder, entre outras coisas, ter o direito de descansar e formar a si mesmo, crescer espiritualmente, amadurecer. Mas a maioria das pessoas tem tão puco tempo para contemplação que nunca se questiona se está realmente no mesmo caminho que escolheu pra si no início da caminhada ou se já se perdeu completamente na floresta do nosso cotidiano mecanicista.

Papo de paranóico intelectualóide já. De qualquer forma, vou ter de estudar para pelo menos uma final (o resultado de outra disciplina monstro sai amanhã). E me coloquei esta tarefa de manter um diário de “férias” pelos mesmos motivos que sempre o fiz nos meus cadernos. Para avaliar a mim mesmo e ao modo como penso a vida, mas também para entender o que representa um obstáculo para mim hoje e compará-los com os que eu terei no futuro, para saber se eu realmente cresci se os consegui transpor. A idéia original era registrar as coisas legais que planeja para as férias. Como abrir um novo blog com uma série de terror, um tumblr, fazer músicas novas e gravar no mp4 e levar à frente o grupo de pesquisa em Enfermagem com as meninas da equipe por exemplo. Mas acho que pelo menos nas próximas duas semanas terei de ficar bem quietinho estudando e tratando de não atrasar nada pro colégio para ver se consigo me livrar logo das possíveis finais e encerrar o semestre no colégio sem dever nota. Aí sim vou poder descansar. Tentarei manter a idéia do diário, mesmo sabendo que não poderei postar todos os dias.


Mas, mas apesar de minhas inúmeras obrigações, é claro que não poderei de maneira alguma perder um dia sequer da Mostra George Romero na Vila das Artes. É toda quinta-feira, às 18:30 com um filme do mestre dos zumbis e um debate. Na quinta passada tivemos o clássico absoluto do cinema de terror “A Noite dos Mortos-vivos” e foi incrível. Achei que viriam poucas pessoas, mas estava enganado. No debate percebi que tem gente que é ainda mais empolgada por filmes de terror do que eu! Amanhã teremos o filme “O Exército do Extermínio”, que é um filme do Romero que eu nuca assisti e que nem mesmo conhecia. Só fiquei sabendo de sua existência quando pensaram em fazer o remake e as notícias começaram a sair. Como é um filme difícil de se achar nas locadoras, não tem nem perigo de eu perder.

No mais, é só isso que está me dando mais um ânimo por estas férias por enquanto. Depois das más notícias nem me deu mais vontade de ir ver “X-men-Firt Class” no cinema...



Nenhum comentário :