segunda-feira, 24 de junho de 2013

O CAMINHO SUAVE

Art by John Whalley


re.si.li.ên.cia 

sf (ingl resilience) 1 Ato de retorno de mola; elasticidade. 2 Ato de recuar (arma de fogo); coice. 3 Poder de recuperação. 4 Trabalho necessário para deformar um corpo até seu limite elástico.


Dizem que no pior momento, agradecer o que se tem ajuda a vencer a adversidade.
Muitas pessoas recorrem a isso. Conheço algumas. Funciona para elas, mas confesso que até agora não tentei de verdade. Minhas estratégias de resistência não são lá das melhores. Se houver guerra, não me chame para estar sobre os mapas. Prefiro ser um kamikaze. Isso não é nada esperto, mas é o que eu tenho por enquanto.
É difícil pensar quando se está no olho do furacão. A gente só pensa em fugir, em se proteger até tudo passar. Quando as coisas estão bem ruins só vem à minha mente os ensinamentos do mestre Jigoro Kano sobre os galhos mais flexíveis serem os mais resistentes. Talvez um dia eu entenda isso com o coração. Enquanto isso eu ensaio um movimento suave, como se a serenidade fosse uma arte marcial. Estou ficando velho. Um dia vou ter que aprender a fazer isso direito. E estes são meus canhestros primeiros golpes
Agradeço pela minha filha ter o sorriso desdentado mais lindo do Universo. Agradeço por minha esposa ter o sorriso dentado mais lindo do Universo. Agradeço pela risada da minha mãe ser um trovão. Agradeço por Morrissey e Dylan estarem vivos e bem. Agradeço por ter uma amiga que faz Cinema. Que droga, agradeço por todos os filhos da mãe que são meus amigos. Agradeço por meus inimigos conhecerem muitas fraquezas minhas, mas não fazerem a mínima ideia de qual é a maior delas.
Agradeço por um pequeno terreno em um planeta distante onde acredito ser um bom rei.
Agradeço por ser capaz de juntar uma palavra com a outra e dizer algo que pode ou não ser eterno. A possibilidade de que seja é o meu combustível. Se é pequena ou grande, foda-se. Eu amo isso.
Agradeço pelas pessoas que me enchem o saco de verdade sempre perceberem que estou prestes a lhes meter a mão na fuça. Eu jamais faria isso, sou contra violência. Mas eles não sabem.
Agradeço pelo Superman ter finalmente derrotado o Apocalipse. Até aquela versão inteligente que o Darkside criou dele lá pelo número 43.
Agradeço por ter uma ideia de Deus que nem a minha religião, nem a sua, nem ninguém consegue abalar. E mesmo quando eu mesmo ponho em xeque essa ideia, alguma coisa acontece e me faz acreditar mais ainda.
Não sei se funcionou.
Foi um alívio rápido certamente. Como dizem os otimistas, há sempre o que agradecer. Eu não faço parte deles ainda, mas tenho de admitir que, pelo menos nisso, eles tem razão. Se vai resolver meus problemas isso não dá pra dizer agora. Mas vai ajudar muito se eu puder finalizar isso assim...
“Agradeço por você estar se sentindo bem neste exato momento.”



es.pe.ran.ça 
sf (de esperar) 1 Ato de esperar. 2 Expectativa na aquisição de um bem que se deseja. 3 Aquilo que se espera, desejando. 4 A segunda das três virtudes teologais, simbolizada por uma âncora ou pela cor verde. 5 Entom Nome comum a vários gafanhotos, da família dos Tetigonídeos, os quais possuem asas anteriores verdes, antenas setáceas, geralmente muito mais longas que o corpo. Apresentam o fenômeno do mimetismo. Antôn (acepção 1): desespero. E. em verde:esperanças de realização duvidosa. Andar ou estar de esperanças: estar no período da gravidez. Dar esperanças: a) incentivar as aspirações de alguém; b) dar mostras de vir a ser distinto em alguma coisa.
(Dicionário Michaelis On Line)

2 comentários :

Suz Figs disse...

"O pessimista se queixa do vento,
o otimista espera que ele mude,
o realista, ajusta as velas"

U.u

Agradeço sempre por ter você como amigo! ^_^

Raissa Santiago disse...

Agradeço por ser capaz de juntar uma palavra com a outra e dizer algo que pode ou não ser eterno.
#E q a real vontade seja de ser eterno...