segunda-feira, 8 de julho de 2013

ADENTRE O VÓRTICE parte I - MISSÃO DE NADINE

Arte de Douglas Vasconcelos


Nadine quase corria puxando seu cãozinho Fidalgo pela corrente. Ela queria muito comer um sonho naquele dia.
- Desculpa aê, meu amorzinho! – dizia ela a seu pequeno amigo ofegante.
As moedas tilintavam no bolso grande de seu macacão jeans e o suor pingava de sua fronte loira. Quando chegou à padaria, o bom padeiro  Vicente tinha um sorriso enigmático no rosto.
- Hoje é um dia especial, Nadine. – saldou-a de braços abertos por trás do balcão. – Você mataria pelos sonhos de hoje.
- Eu sei, Vicente! – ela encostou o nariz contra a vitrine do balcão salivando mais que Fidalgo ao olhar para o doce maravilhoso que brilhava à sua frente.
Ela nervosamente começou a arrancar as moedas do bolso, colocando-as no balcão sob o olhar de Vicente. Quando terminou com as moedas, sem conta-las, Vicente as apontou e disse sorrindo:
- Está faltando cinco centavos, querida.
- Ô, Vicente!- protestou ela – Você já deixou eu levar doces mais caros de graça antes!
- Desculpa, Nadine, mas esses sonhos você vai ter que pagar mesmo.
Nadine se desesperou. Acordara com um desejo imenso de comer os sonhos que o Vicente fazia. Como se sua vida dependesse daquilo. Como se toda a História da Humanidade dali para frente dependesse daquilo. Não ficou chateada com seu amigo padeiro, mas teve de recolher suas moedinhas e ir embora sem seu doce. Sentou-se de braços cruzados à uma sombra de árvore na praça. “Eu tenho que ter aquele sonho”, pensava. “Ele é meu! Eu sei que é!”
Enquanto Fidalgo cavava buracos na grama, ela ficou ali. Seu desejo foi tão grande, mas tão grande que um portal se abriu perto de onde o cachorrinho brincava e o assustou. De lá saiu um Ser. Ele vestia um elegante terno preto. Era esguio como um palhaço com pernas de pau e tinha enormes e lustrosos bigodes que emitiam ondas em forma de cacos de vidros coloridos.
- Saudações, linda garotinha! – disse o Ser.
- Olá, senhor Homem do Furacão...- respondeu ela admirada.
- Vejo que você quer algo de todo o coração. Você está pronta para pagar por isso?
- Sim. – disse ela- Mas eu não tenho todo o dinheiro e o Vicente não me deu o que eu queria.
O Ser andava ao redor dela, desajeitado com suas longas pernas como um vitral de igreja ambulante. Fidalgo teve medo dele e correu para trás de sua dona.
- Não é com dinheiro que se compram sonhos, menina. É com missões. Diga que vai cumprir a missão que vou lhe dar e terá o que quer.
- Tudo pelo que meu coração anseia, senhor Homem do Furacão.
O Ser ergueu os braços e fez aparecer um pequeno vórtice dentro de um vidrinho de maionese e o entregou nas mãos de Nadine. Disse-lhe que deveria encontrar alguém que tivesse um pé na Terra e outro nos Céus. Que ela deveria entregar-lhe o vidrinho e dizer que com aquele presente essa pessoa teria o poder de levar para dentro de sua mente aqueles que lhe despertassem as mais fortes emoções. Bastava que pensasse muito naquela pessoa e lhe dissesse em pensamento: “Adentre o Vórtice”.
Nadine se assustou com a missão que lhe foi dada. Onde raios encontraria alguém assim?
- Se você diz que o doce é seu, linda menina, basta aceitar a missão e a vida tratará de fazê-la cumprir. Você tem ou não coragem?
Ela abraçou o vidrinho com o pequeno vórtice a rodopiar lá dentro. Respondeu que sim ao se lembrar de como Vicente havia caprichado no creme. O Ser sorriu satisfeito, deu meia volta e retornou para o portal que se fechou em seguida.
Durante todo o dia Nadine e Fidalgo perambularam pelas ruas atrás de alguém que tivesse um pé na Terra e outro no Céu. Andou tanto que já estava quase desistindo. Estava cansada e começava a se entristecer, pensando que jamais conseguiria sentir o gosto delicioso daquele sonho. Mas então aconteceu que Fidalgo, que era bem safadinho, sentiu o cheiro de uma cachorrinha muito jeitosa e saiu correndo feito louco atrás dela. Nadine o seguiu correndo com o vidro na mão para pegá-lo.  
Atravessou no meio dos carros da avenida, derrubou uma barraquinha de frutas, passou por dentro da casinha de papelão de um mendigo e acabou trombando com um moço simpático que se enrolou com a coleira de Fidalgo. Os três caíram no chão e um monte de papéis voou das mãos do rapaz. Nadine aproveitou a queda e segurou a corrente de seu cachorrinho. Por muita sorte ela não deixou o vidro se quebrar. Mas ficou muito sem jeito, pediu mil desculpas a ele e o ajudou a juntar as folhas.
- O que é tudo isso? – perguntou ela.
- Não se preocupe. São apenas histórias. Se perder alguma eu invento outras.
- Uau! Você é um contador de histórias!
- Na verdade não. – respondeu ele apanhando suas folhas - Eu só as faço porque gosto muito. Se eu pudesse só faria isso o tempo inteiro. Mas não posso porque preciso trabalhar em outra coisa. É uma pena eu ter que ficar assim, dividido.
O rapaz agradeceu e continuou seu caminho. Nadine teve um estalo quando ele disse aquilo. Lembrou-se das palavras do Ser.
- Espere!- gritou ela – Eu tenho algo pra você!
Então ela lhe entregou o vórtice e explicou tudo, tal como fora mandado. O rapaz ficou aturdido com aquilo, mas aceitou o presente e foi embora.
Novamente o portal se abriu e o Ser emergiu dali com a face triunfante. Arremessou para ela uma moedinha de cinco centavos e disse:
- Todos vocês mortais estão sempre a apenas cinco centavos de ter o mais belo de seus sonhos à mão. Basta aceitar a missão.
Ele piscou, sorriu orgulhoso e sumiu de novo. Ela correu com Fidalgo até a padaria e conseguiu comprar seu tão almejado doce. Foi o mais gostoso que ela comeu na vida. É claro que deu um pedacinho para seu companheiro peludo, afinal ele a ajudou a cumprir sua estranha missão.
Nadine jamais se esqueceu do que aprendeu naquele dia. E sabia que o rapaz teria momentos mágicos com sua dádiva. E teve a certeza de que se encontrariam de novo um dia.
 [Continua.]


Nenhum comentário :