segunda-feira, 15 de julho de 2013

UM ACEPIPE ALQUÍMICO

Foto: Baggieri- Boccassini

Esta noite compartilharei com as senhoras e senhores uma singela iguaria advinda dos escritos místicos dos antigos mestres de uma antiga arte.
Esses arcanos irmanam em idade e natureza com aqueles professados por Agripa e Flamell. São de difícil execução, secretos pelo árduo processo e quando em conjunto, suas práticas assemelham-se com a obtenção da Pedra Filosofal.
Apascentem, pois, seus corações, caros condiscípulos, que ao final desta fórmula saberão por que alcunha é conhecida tal arte nos meios ocultos e como é nomeado seu grão-mestre.
Além da aqua matter, imprescindível em todo processo alquímico, três outros elementos são necessários antes do Nigredo, isto é, do cozimento. O primeiro é a aqua lactea, sumo vital destilado pelo animal cujas culturas orientais julgam divino. O segundo, um composto artificial preparado por mãos indóceis a partir de cereais. E por último, os cristais da lua que conferem doçura a todo preparado a que são adicionados. Unindo os referidos elementos, procede-se o Albedo, isto é, a união das partes à aqua matter. Só então pode seguir-se o Nigredo.
É mister lembrar que aqua matter deve estar aquecida para suprir de Força Vital o preparado. Com a mistura, ocorre a Citrinitas e em seguida o Rubedo, isto é, a Transmutação. Ao final, o grão-mestre acondiciona a fórmula em recipiente especialmente desenhado para o consumo de um ser criado de sua própria carne e sangue, porém, infinitamente mais adorável e mimoso que um homunculus ou um Golem.
O grão-mestre oferece então o preparado nos períodos matutinos e também muito após o crepúsculo para o deleite do pequeno ser cujo regozijo fornece, a esse sacerdote e sua consorte, um gigantesco dínamo de energia superior ao que faz o Elixir da Longa Vida.
Esta, pois, meus afeitos, foi a fórmula milenar que os panteões cabalísticos batizaram com a extraordinária designação de Mingau, tal qual o fizeram aos filhos de Marte que a reconstituem como Grandes Beneméritos da Ordem dos Pais Apaixonados.

Nenhum comentário :